(11)

(11)

(11)

Unha Encravada

Gostou? compartilhe!

Queratina é uma substância presente em nossa pele, cabelo e também nas unhas. Entre outros elementos é responsável também pela flexibilidade e dureza da nossas unhas. Gancho, caracol ou telha, são alguns dos formatos típicos de uma unha quando está encravada. Podemos adquirir ou mesmo nascer com essa predisposição. Nossos calçados, práticas esportivas, são, normalmente, os responsáveis pela mudança da estrutura da unha. Doenças, cortes incorretos, também são, frequentemente, responsáveis por esse tipo de problema. Com a rotina que, levamos por falta de tempo, tentamos resolver nossos problemas em casa utilizando materiais inadequados para cortar nossas unhas e, dessa forma, acabamos por provocar outro tipo de problema, a formação de partes pontiagudas no canto das unhas.

Estas partes acabam por penetrar na pele provocando uma perfuração do tecido e, frequentemente, passam de uma simples dor a um processo infeccioso com formação de granulomas e tecidos exuberantes que saem da pele num processo de recuperação do próprio corpo. A unha encravada pode provocar problemas muito sérios chegando mesmo a uma cirurgia. O dermatologista ou cirurgião plástico são médicos habilitados a realizá-la, mas não deixe que o seu problema evolua a esse ponto, tome alguns cuidados básicos para que isto não ocorra.

Cuidados com a unha encravada

Quando perceber que suas unhas estão compridas procure cortá-las de forma básica, sem “entrar” nos cantos, passe a lixa nas quinas, a fim de retirar as laterais pontiagudas. Mas, se, por algum motivo, você não consegue cortá-las, existe o podólogo, que é o profissional competente para realizar este procedimento de forma segura e eficiente. Com formação técnica e até nível superior, têm conhecimento para realizar procedimentos não só preventivos, mas também curativos. Existem dispositivos elaborados, especificamente, para realizar a mudança do formato das suas unhas. Podem ser metálicos, de borracha ou fibra, entre outros menos utilizados. Seu resultado ocorre em torno de 4 meses, dependendo da estrutura da lâmina. Hábitos diários, patologia instalada ou, tipo de calçados utilizados, esses dispositivos não causam qualquer tipo de transtorno ao paciente. Com ele é possível realizar toda a rotina de um dia comum. Ir ao trabalho, praticar esportes, passeios, caminhadas, não são um problema quando se utiliza esse dispositivo. Procure um podólogo porque, como diziam nossos avós, prevenir é melhor que remediar.